Que tal saber como a batata se tornou popular na Alemanha? Essa é uma curiosidade interessante, principalmente quando percebemos que a batata não é originária do país.
Por isso mesmo, entender um pouco mais da popularidade da batata e preparos comuns do tubérculo na Alemanha acaba sendo tão interessante. Afinal, tem um aspecto histórico importante.
A história da batata na Alemanha
A batata não é um alimento originário da Alemanha. O tubérculo foi introduzido na cultura local por causa de uma série de fatores que iremos trazer a seguir.
A partir do início, temos o fato de que a batata é um alimento com origem nas Américas, quando os incas já cultivavam o tubérculo.
Em meados de 1532 os espanhóis conheceram o alimento e levaram para a Europa em 1565. Na época o alimento se espalhou bem rápido. Mas ao invés de ser usada para as refeições, a batata começou a ser usada como comida para animais. Afinal, as pessoas queriam comer prioritariamente pães e cereais.
Todavia, o Rei Frederick II considerava a opção interessante para substituir os pães e cereais no período de guerra e fome.
Por isso mesmo, ele começou a colocar o ingrediente na alimentação do poderoso exército prussiano em 1744. Em 1770 a guerra contra a Áustria foi apelidada de “A Guerra das Batatas”.
Batatas: uma saída para lidar com a fome
Em 1748 a fome ainda assolava a Prússia e o rei Frederick então ofereceu batatas gratuitamente para os aldeões comerem e ordenou um programa de cultivo da planta. Na época, o rei distribuiu sementes e orientou como fazer o cultivo da batata para que a fome fosse um problema erradicado da região.
Entretanto, as pessoas não se empolgaram com a ideia e Frederick então construiu um campo real de batatas, fortemente protegido durante o dia.
Todavia, quando anoitecia os guardas eram reduzidos e ordenados a permitir que as pessoas roubassem as batatas. Afinal, a ideia era popularizar o alimento a partir da ideia de que o rei comia, logo, todos poderiam comer também.
Sua importância para a popularização da batata foi tão grandiosa que, nos dias atuais, seu túmulo recebe flores e batatas.
Atualmente é um alimento base da cultura local
Com o ganho de popularidade do alimento entre os aldeões, o cultivo do alimento se tornou parte do dia a dia e a popularização de receitas elaboradas com o alimento se tornaram ícone cultural da Alemanha.
Atualmente é impossível pensar na Alemanha e não lembrar de schnitzel com batata frita e o Kartoffelsalat (salada de batata).
Além de ter livrado a população da fome no passado, a batata se tornou um alimento parte da dieta de todos, que consomem regularmente o tubérculo em diferentes receitas.
Portanto, quando estiver visitando a Alemanha e encontrar diversas opções de pratos com o ingrediente, vale a pena experimentar!
Uma vez que, as receitas locais são, saborosas e a batata é sempre um acompanhamento importante ou até mesmo a pedida principal quando se trata de uma porção de batata frita para pedir e comer circulando pela região.