O que é bilinguismo e quais as vantagens e desafios de criar filhos bilíngues?

Um idioma é mais do que um código usado para comunicação. Cada idioma traz consigo toda uma cultura. Alguém bilíngue, pode até desenvolver características de personalidade diferentes para cada idioma falado.

E quando esse alguém é uma “pessoinha” em formação? Afinal, é bom criar filhos num lar bilíngue? Pode atrapalhar o desenvolvimento e atrasar a fala?

O que é Bilinguismo?

Atualmente, alguns estudiosos defendem que o simples fato de se ouvir, falar, ler e escrever em dois idiomas, ou simplesmente ter uma dessas habilidades num grau mínimo, é suficiente para ser considerado bilíngue. Outros, mais rígidos, só aceitam como bilíngue o indivíduo que domina completamente dois idiomas, sem interferência de um no outro. Há ainda uma terceira vertente, que diz que só é bilíngue quem é completamente fluente em dois idiomas.

Porém, a fluência pode depender do contexto em que a pessoa convive e pode estar sempre sendo aprimorada. Então, vendo por esse ponto, podemos dizer que existem diferentes graus de fluência.

Quais os tipos de bilinguismo?

Em nosso podcast no epsódio 44 falamos mais detalhes sobre os tipos de bilinguismos. Basicamente, o bilinguismo pode ser dividido em dois principais tipos:

Bilinguismo simultâneo: Ocorre quando a criança é exposta aos dois idiomas ao mesmo tempo e se torna fluente em ambos.

Bilinguismo consecutivo: Ocorre quando o indivíduo só tem contato com o segundo idioma depois de ser fluente no primeiro.

E há também as variações decorrentes do ambiente onde se aprende o idioma. Por exemplo, se a pessoa aprendeu numa escola de idiomas ou se foi diretamente na convivência cotidiana de um país. Também vai variar se a pessoa aprende quando criança ou depois de adulto.

Transmitir o idioma para os filhos faz bem

Para começar, caso ambos falem o mesmo idioma, é bom que os pais conversem com as crianças nele.
E não se preocupe! Pois elas vão aprender o idioma do país quando estiverem na escola e brincando com outras crianças.

Por outro lado, há também o aspecto cultural e afetivo de criar um vínculo com o filho. Afinal, o que ouvimos durante nossa formação, nós levamos por toda a vida. Sem contar que ela pode falar em “código” com seus filhos, mesmo em público! Tá aí uma grande vantagem, né?! E por falar nisso…

Desafios, vantagens e desvantagens

De fato, nem sempre é fácil manter a conversa no português, principalmente quando estão no meio de mais pessoas, como a parte alemã da família. Ao mesmo tempo, se há um amigo do seu filho na sua casa, você precisa se render ao idioma local.

Mas, se a criança entender que aprender o idioma de um dos pais abre outras portas para ela, isso se torna uma grande vantagem. Dessa forma, ela passa a ter possibilidades mais amplas, como assistir desenhos diferentes, ler e escrever coisas diferentes e, com o tempo, estudar e aprender em ambientes e países diferentes!
O desafio maior é esse: criar um laço afetivo da criança com a língua.

Curiosidades sobre bilinguismo

Pessoas bilíngues são mais inteligentes?

Na verdade, não é bem assim…  De fato, o cérebro de um bebê que cresce ouvindo dois idiomas desenvolve conexões cerebrais diferentes de quem só fala uma língua. Mas, isso não quer dizer que ele seja mais esperto. Não é melhor nem pior, só diferente.

Criança bilíngue demora mais para falar?

Pode acontecer. Afinal, ela aprende todos os processos em dois idiomas! Então, pode ser que, temporariamente, ele esteja organizando tudo isso para só depois começar a se expressar. Mas, isso não significa atraso de desenvolvimento.

Crianças expostas a duas línguas desde cedo, tem problemas de aprendizado?

Não existe conflito no aprendizado, as crianças vão saber separar onde usar cada uma delas. Normalmente, as crianças entendem bem a dinâmica e falam com cada um dos pais em seu idioma. No entanto, nem todo mundo acha que isso seja bom. Pode ser que você encontre quem pensa que o bilinguismo em casa pode atrapalhar o processo de alfabetização da criança, apesar de já existirem estudos que comprovam que isso não tem fundamento. Porém, essa decisão é muito familiar e deve ser respeitada.

Uma criança ser exposta a duas línguas, impacta em sua identidade cultural?

Com certeza! Aprender outro idioma enquanto cresce, pode ampliar a visão de mundo dessa criança. Ela passa a ter uma identidade híbrida, dando a ela também ferramentas que poderão ser usadas até a idade adulta.

Quer saber mais sobre o assunto?

Quer saber mais sobre bilinguismo? Debatemos o assunto em nosso podcast de número #44. O episódio você confere nas plataformas de streaming iTunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.

Para saber tudo sobre nossa rotina em família na Alemanha, visite nosso Instagram.

E se você pensa em se mudar com a família para Alemanha, mas não sabe por onde começar, clique aqui e fale com a gente. 

 

Alemanha Cast #44 - Bilinguismo
Alemanha Cast #44 – Bilinguismo

 

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

10 itens que você encontrará em (quase) todos os lares alemães

10 itens que você encontrará em (quase) todos os lares alemães

Se você planeja se mudar para a Alemanha ou está visitando a casa de alguém, é…

Visto de reunião familiar na Alemanha – Como e quem pode solicitar?

O visto de reunião familiar na Alemanha possibilita que cônjuges e filhos acompanhem profissionais ou estudantes…
Como morar na Alemanha

Como morar na Alemanha

Descubra como morar na Alemanha: vistos, oportunidades e desafios para brasileiros em busca de uma nova…