O que trazer na mala ao mudar-se para a Alemanha?

Planejamento é a palavra-chave para quem vai mudar-se para a Alemanha ou para qualquer viagem para fora do Brasil. Além de todos os documentos, mudança, stress, ainda tem um problema que pode fazer muitas pessoas ficarem de cabelo em pé: a mala. Afinal, o que levar e o que não levar?

De fato, colocar uma vida em uma ou duas malas de 23 quilos é muito difícil, principalmente se a pessoa tiver apego às coisas materiais. Na verdade, é preciso praticar o desapego. No fim das contas, algumas coisas que têm valor sentimental precisam ficar para trás. Nos podcasts “Mudança Parte 1 e Parte 2” já falamos um pouco sobre como foi a mudança e a organização das nossas malas. Mas, vou fazer um resumo do que eu acho que é necessário trazer.

Itens importantes ao mudar-se para a Alemanha

Roupas

Roupas de inverno é melhor comprar por aqui. Afinal, as roupas daqui são preparadas para o inverno rigoroso. As roupas de verão, eu trouxe as do Brasil e não precisei comprar nada aqui. Os preços das roupas aqui são bem acessíveis. Existem lojas como a Primark, C&A,H&M, por exemplo, onde você vai encontrar uma infinidade de coisas, tem roupas para todos os gostos. Aliás, eu posso garantir que é impossível sair de lá sem comprar nada. 😉

Calçados

Traga suas havaianas! De fato, eu já achei em algumas lojas, mas o valor é muito caro. Se você tiver botas no Brasil, pode trazer também. Aqui existem palmilhas térmicas que são vendidas em vários lugares e ajudam a não sentir frio nos pés. Na verdade, eu utilizei bastante nas botas que trouxe. Por outro lado, não é muito indicado trazer muita coisa de salto alto ao mudar-se para a Alemanha, pois quase não usamos. Caminhamos muito, muito mesmo. Então, fica difícil usar salto né?

Enxoval para mudar-se para a Alemanha

Não é necessário trazer roupa de cama, pois aqui as camas têm um formato diferente das do Brasil e a maioria das camas de casal possuem dois colchões. Isso mesmo! Aliás, explicamos isso no postsobre as casas na Alemanha. Por outro lado, as toalhas de rosto e de banho são a mesma coisa, não tem necessidade de trazer, você pode comprar por aqui. Mas, uma dica que para mim é supervaliosa, é trazer o travesseiro do Brasil. Eu já testei alguns e não consegui me adaptar. Na verdade, na próxima viagem para Brasil irei trazer um travesseiro de lá. Mas, se trouxer travesseiros, adicione as fronhas, pois as que existem aqui não servem nos travesseiros do Brasil, que têm um formato diferente.

Produtos de beleza

Indico comprar aqui. É claro que dependendo do dia e da hora que você chegar, pode não conseguir comprar. Então, indico trazer somente um sabonete, shampoo, creme dental e hidratante até achar um local para poder comprar. Aliás, falo isso pois chegamos no domingo e estava tudo fechado. Quando você for na DM, Rossmann, Müller, vai ver a variedade de coisas que existe por aqui, é muita coisa. Ainda assim, tenho uma amiga que tem cabelos cacheados e sempre utiliza os produtos do Brasil, pois não se adaptou com nenhum aqui. Nesse caso, ela aconselha quem tem esse tipo de cabelo, melhor trazer os produtos do Brasil. Por fim, mas não menos importante… as unhas! Afiar alicates aqui é muito caro, assim como ir fazer as unhas na manicure. Então, se não quiser gastar uma pequena fortuna, o ideal é trazer seu kit.

Medicamentos

Esse assunto é complicado. Afinal, a regulação dos medicamentos é bem diferente na Alemanha. O acesso a alguns remédios é bem diferente e você não consegue comprar muita coisa sem a receita médica. Portanto, sugerimos trazer um kit de sobrevivência. Para as mulheres que usam anticoncepcional, ele é vendido somente com receita. Então, é melhor trazer algumas caixas até que você consiga se consultar com um ginecologista.

Um importante detalhe: atenção à data de validade dos medicamentos. 🙂

Eletrodomésticos e utensílios de cozinha

Compre tudo aqui. Afinal, as coisas são supermodernas e com um preço ótimo. Apesar de morar há apenas um ano aqui, tenho mais eletrodomésticos do que possuía no Brasil. E os utensílios de cozinha? Existe tudo que você pode imaginar, eles têm utensílios para tudo.

Aparelhos eletrônicos

Secador de cabelo e prancha, eu trouxe do Brasil. Porém, por uns €15 você consegue comprar um ótimo secador de cabelo. Por falar nisso, a voltagem na Alemanha é 220. Então, fique atento aos seus aparelhos, caso decida trazer do Brasil, onde muitas cidades têm voltagem 110.

Móveis

Não há necessidade de trazer, pois o valor que vai pagar do frete você pode mobiliar a casa inteira e ainda vai sobrar bastante dinheiro. Por isso, indico ir ao Ikea, ou comprar também pela internet. De fato, existem opções para todos os gostos.

Comida

Existem diversos sites que vendem comidas brasileiras por aqui e em alguns lugares também existem mercadores portugueses. Aqui em Stuttgart, por exemplo, existe um muito bom que vende até peixes que temos aí no Brasil.

Correios

Se você estiver sentindo falta ou precisar de um objeto específico que ficou no Brasil, você também pode enviar pelo correio. Eles possibilitam o envio de caixas de até 30kg.

E se eu esquecer de alguma coisa?

Se você esquecer algo, você pode pedir um “favorzinho” para suas visitas que vêm do Brasil para trazer algumas coisinhas, não acha bom?! 🙂

Toda mudança dá uma certa dor de cabeça, ainda mais se for para outro país. Pensando nisso, o Alemanha Cast agora conta com parceiros que dão consultoria personalizada, em português, para tirar todas as suas dúvidas e orientar na hora de tirar documentos e fazer seguros. Para garantir sua tranquilidade, clique aqui e fale com a gente. E se você quer dicas preciosas para se mudar para a Alemanha, clique aqui.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Taxa de Televisão e Rádio na Alemanha

Taxa de Televisão na Alemanha Na Alemanha existe uma taxa obrigatória para TV e rádio (Rundfunkgebühr).…
Pirataria na Alemanha

Pirataria na Alemanha

A pirataria na Alemanha é punida com rigor! Baixar filmes, músicas, séries e até mesmo disponibilizar…

Cidadania Alemã – Como encontrar antepassados

Desde os século XIX, cerca de 250 mil alemães escolheram criar raízes no Brasil. De fato,…