Na Alemanha, você deve trocar os pneus de verão pelos pneus de inverno. Os pneus certos garantem um desempenho superior quando há neve, gelo ou chuvas nas estradas. Saiba mais.
O que é e para que serve o pneu de inverno?
Para começar, é importante entender que existem tipos diferentes de pneus. Para quem sempre viveu em um país tropical, como o Brasil, isso pode ser novidade. Então, quando as temperaturas estão muito baixas, a borracha pode congelar e causar danos aos pneus, diminuindo sua vida útil e até sua eficácia.
Os pneus de inverno são identificados com a referência M+S e possuem obrigatoriamente este símbolo na lateral. A profundidade dos rasgos deve ser superior à 4mm. Normalmente, os pneus costumam ter 2 indicadores de limite. Um limitador de 4mm, que indica que a partir deste ponto o pneu não irá ter o melhor desempenho a escoar água ou trilhar neve. O outro indicador é o limite legal, que é de 1.6mm (idêntico aos de verão).
Geralmente, as pessoas têm dois jogos de pneus para o carro, um para verão e outro para inverno. De fato, até quando se compra um veículo, ele geralmente vem com os dois jogos de pneus e é comum utilizá-los entre novembro e abril.
Você pode circular com os pneus de verão durante o inverno, porém se acontecer algum acidente ou você for parado em dias que tem muita neve na estrada ou gelo você vai receber uma multa que varia entre €60 e €100 euros. Esse tipo de pneu não é obrigatório em todos os países com invernos rigorosos. Por isso, confira a legislação para não correr riscos.
Importância dos pneus de inverno
Este tipo de pneu é feito para aumentar o poder de tração quando faz muito frio. A borracha do pneu permanece macia o que o deixa mais flexível para se adaptar melhor a estrada. Além disso, o pneu possui rasgos mais profundos do que os pneus de verão, também sua borracha fica melhor quando a temperatura é inferior a 7 graus. De acordo com a fabricante Michelin, os pneus de inverno têm uma composição química da borracha diferente dos outros tipos. De fato, ela é feita para continuar mesmo em baixas temperaturas, aumentando a sua eficiência, já que continua aderente em superfícies escorregadias (molhadas, com neve ou gelo).
Acima de tudo, observar todas as dicas sobre o funcionamento do seu carro no inverno, aumenta a sua segurança e de sua família. Mas, apesar das baixas temperaturas e da água serem riscos reais, a falta de atenção ao volante ainda é a maior causa de acidentes por todo o mundo, segundo o Instituto de Investigação de Acidentes de Tráfico (VUFO) – Universidade de Dresde. Por isso, confira se o seu veículo está com tudo em dia e garanta que os seus pneus de inverno estão prontos para o frio.
Para saber tudo sobre a rotina de quem vive na Alemanha e sobre o que você precisa fazer para se mudar para o país, siga o Alemanha Cast no Instagrame confira nosso blog.