Oktoberfest, o terceiro maior consumo de cerveja per capita do mundo e até mesmo uma lei de pureza da cerveja. De fato, como você deve imaginar, a cerveja é um componente vital da cultura alemã.
Então, se você está planejando uma viagem para a Alemanha, não deixe de provar algumas das cervejas locais e algumas das tradições em torno da cerveja!
Alguns fatos sobre cerveja na Alemanha
Como tudo no país, a cerveja na Alemanha é rica em história e fatos curiosos. Conheça alguns deles.
- Não, a cerveja não foi inventada pelos alemães. Historicamente, a cerveja já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmicos e iberos, remontando, pelo menos, a 6000 a.C. A agricultura surgiu na Mesopotâmia em um período entre a revolução do Neolítico e a Idade dos Metais. A mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja está no código de Hamurabi, que data de 1760 a.C. Nela, se condena à morte quem não respeita os critérios de produção de cerveja indicados. Incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas. O Código de Hamurabi também estabelecia uma ração diária de cerveja para o povo da Babilônia: 2 litros para os trabalhadores, 3 para os funcionários públicos e 5 para os administradores e o sumo sacerdote. O código também impunha punições severas para os taberneiros que tentassem enganar os seus clientes.
- O consumo de cerveja per capita da Alemanha é o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas da República Tcheca 140 litros/pessoa/ano, Áustria 107 litros e Romênia 100. Em média, cada alemão consome 99 litros de cerveja por ano! O Brasil encontra-se em 31º lugar com 58 litros por ano. (Números de 2018 da Wikipedia em inglês).
- Atualmente, cerca de 1.300 cervejarias produzem mais de 5.000 marcas de cerveja na Alemanha. Mas, mais da metade das cervejarias estão concentradas no estado da Baviera, no sul do país.
- Geralmente, o teor alcoólico das cervejas alemãs fica entre 4,7% e 5,4% para a maioria das cervejas tradicionais. Por outro lado, o teor alcoólico da Bockbier ou Doppelbock pode subir até 16%, que é mais forte do que muitos vinhos.
- A Oktoberfest, realizada em Munique todos os anos do final de setembro até o primeiro fim de semana de outubro, é o maior festival de cerveja do mundo.
- Durante o festival, porém, apenas cervejas fabricadas dentro dos limites da cidade de Munique (Cerveja Oktoberfest) podem ser servidas. Aliás, cerca de 7-8 milhões de litros são consumidos a cada ano durante o festival, que dura 16 dias.
A Lei de Pureza da Cerveja na Alemanha (Reinheitsgebot)
De fato, existem muitas leis na Alemanha, muitas mesmo. Então, pode não ser uma surpresa que também haja uma sobre cerveja. A Lei Alemã de Pureza da Cerveja ou Reinheitsgebot é a lei de segurança alimentar mais antiga do mundo que ainda é válida. Até hoje, ela regula os ingredientes e foi introduzida na Baviera em 1516. A Lei de Pureza da Cerveja estipula que apenas cevada, lúpulo e água podem ser usados para a fabricação de cerveja – a levedura ainda não havia sido descoberta. Mais tarde, tornou-se o quarto ingrediente legal.
Hoje em dia, a lei faz parte do código tributário alemão e estabelece que, em cervejas de baixa fermentação (lagers), apenas malte de cevada, lúpulo, fermento e água podem ser usados. Lagers fabricadas na Alemanha não podem conter especiarias, milho, arroz, açúcar, grãos não maltados, aditivos químicos e estabilizantes.
A lei original, que também incluía que a cerveja não fabricada de acordo com a Lei da Pureza não poderia ser vendida na Alemanha, foi abolida em 1987. Na ocasião, o Tribunal Europeu decidiu que sua lista rígida de ingredientes era uma restrição ao livre comércio. A partir de então, é legal importar cervejas com adjuntos (açúcar, milho, arroz, grãos não maltados) e que recebem produtos químicos para uma espuma artificial e uma vida útil mais longa.
Tipos de cerveja na Alemanha
Os cervejeiros alemães, no entanto, ainda aderem ferozmente ao Reinheitsgebot por uma questão de orgulho e tradição. Quando a Beck’s Brewery, uma das cinco maiores produtoras de cerveja na Alemanha, foi vendida para a Interbrew, com sede na Bélgica (agora Anheuser Busch In-Bev, a maior cervejaria do mundo em volume), houve temores de que a cerveja Beck’s tradicional fosse “contaminada” com não-pura. No entanto, a receita da cerveja de Beck permaneceu inalterada e continua sendo a cerveja de exportação mais vendida da Alemanha.
Por isso, há uma grande variedade de cervejas na Alemanha, muitas das quais são feitas aqui e, muitas vezes, não estão disponíveis fora. Se você sabe que tipo de cerveja prefere, isso lhe dá um bom ponto de partida: você não pode errar ao pedir uma Pils/Pilsener ou uma Hefeweizen.
Pils x Hefeweizen
Pils é uma cerveja leve com sabor de lúpulo mais proeminente. Por outro lado, a Hefeweizen é uma cerveja de trigo não filtrada com base de levedura.
Weizenbier e Weissbier
Weizenbier e Weissbier (principalmente Weißbier) são os nomes padrão para cerveja de trigo. Você pode simplesmente encomendar uma dessas e provavelmente será presenteado com a variedade local.
Berliner Weisse
Muitas vezes, o muito leve Berliner Weisse recebe xarope de framboesa ou woodruff (“Berliner Weisse mit Schuss”) e vira uma ótima bebida de verão. Mas, alguns outros tipos populares de cerveja lager são:
- Export (região de Dortmund)
- Helles (Baviera)
- Bock (uma lager de corpo ambarado e levemente amarga)
- Kölsch (região de Colônia)
- Alt (região de Düsseldorf).
Aliás, não confunda os dois últimos! As cidades vizinhas de Colônia (Köln, em alemão) e Düsseldorf estão em um relacionamento de longa data mais de ódio do que de amor, e você não quer incomodar pedindo a cerveja errada na cidade errada…
Já os amantes das cervejas mais escuras, podem escolher entre Schwarzbier (lager escura fermentada com sabor tostado). Dunkles (semelhante à variedade mais doce de Munique, e a versão mais lupulada da Francônia, ambas da Baviera) ou Rauchbier, uma especialidade da cidade bávara de Bamberg. Além disso, há a Kellerbier (cerveja de adega), lagers não filtradas semelhantes às ales de barril.
Bebidas à base de cerveja
Embora os alemães prefiram que sua própria cerveja seja fabricada com os mais altos padrões de pureza, há uma longa tradição de misturar o produto acabado. O mais popular, Radler, é um Shandy com cerca de 50% de cerveja (qualquer) e 50% de refrigerante de limão estilo alemão. É conhecido por saciar a sede e mais popular no verão. Mas você pode obtê-lo durante todo o ano – mesmo pré-misturado em garrafas ou latas. Outra bebida popular de cerveja é a cerveja e a coca (“Diesel”), além de inúmeras outras variações.
Marcas de cerveja alemãs
Como dito, o que não falta é cervejaria na Alemanha. Ainda assim, algumas se destacam. As maiores marcas são:
- Krombacher (pils mais consumidas na Alemanha, Krombacher Pils)
- Bitburger (também Pils)
- Warsteiner (gama de produtos: Hefeweizen, Pils, cerveja escura, sem álcool)
- Beck’s (grande gama de produtos).
Como pedir a sua cerveja em alemão
Agora, você está pronto para falar a conversa. Para começar, cabe a você aprender frases em alemão comumente ouvidas em um pub, como “Bitte ein Pils” ou “Ein Pils, bitte” – A Pils, por favor. Dessa forma, provavelmente lhe darão uma cerveja decente na maioria dos lugares. Ou então, substitua Pils pela cerveja de sua preferência.
“Ich hätte gerne ein Bier” – eu gostaria de tomar uma cerveja “Ein alkoholfreies Bier, bitte” – pedindo cerveja sem álcool, disponível em quase todos os lugares.
Por fim, quando você levanta seu copo, você diz “Prost” ou, principalmente na Baviera, “Zum Wohl” – e não se esqueça de bater os copos, isso se chama “anstoßen”.
Aproveite sua cerveja!